10/01/2020

Prédio do Marechal de Pedro II deverá abrigar os serviços do CIAC

Prédio do Marechal Pires Ferreira situada na Praça Manoel Nogueira Lima (créditos: Portal Rede 1)

Desde o encerramento dos cursos ofertados pela a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do núcleo de Pedro II, o prédio do então Grupo Escolar Marechal Pires Ferreira encontra-se abandonado.

Entretanto, o Governo do Estado tem um projeto para dá utilidade ao antigo prédio do Marechal. Trata-se da instalação do CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, uma espécie de “espaço cidadão” conhecido na capital do estado, que centraliza os serviços estaduais e municipais num só local.

A implantação destes centros no âmbito da Secretaria Estadual de Administração e Previdência fica sob a responsabilidade do Diretor de Unidade de Modernização Administrativa Raimundo Nonato de Oliveira.


Pátio interno do Marechal Pires Ferreira (créditos: Portal Rede 1)


OPINIÃO CONTRÁRIA:

O Professor e Historiador Afonso Celso utilizou das redes sociais para manifestar-se contrario ao projeto de instalação do CIAC no prédio do Marechal Pires Ferreira, que fica localizada na Praça Manoel Nogueira Lima em frente a Praça Manoel Nogueira Lima:







Por outro lado, Getirana defende que o prédio seja doado para a Academia Pedrosegundense de Letras – APLA e também sugeri ser transforma em um centro cultural:



CONSTRUÇÃO E INAUGURAÇÃO:


Conforme o historiado Afonso Celso, foi em 1935,na gestão do Governador Landri Sales e tendo a frente da Prefeitura de Pedro II, o Sr. Joaquim Nogueira Lima que foi inaugurado o Grupo Marechal Pires Ferreira. O Marechal era filho de Barras - Piauí e foi um influente político piauiense.

Imprimir