14/10/2019

Estação em Pedro II registra os tremores de terras nas cidades do Ceará neste domingo

Estação de monitoramento de tremor de terras situado na Serra dos Matões de Pedro II/PI (créditos:Portal Rede 1)


A estação de monitoramento de tremores de terras que fica instalado na Serra dos Matões no município de Pedro II detectou os abalos sísmicos ocorridos à noite deste domingo (13/10) em várias cidades da Serra da Ibiapaba, no interior do Ceará.

A estação localizada em Pedro II é operada Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e registrou o tremor de terra de magnitude 2,5 ás 22h47 deste domingo nas cidades de Ubajara, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ibiapina e Ipú, todas situadas na Serra da Ibiapaba.

Moradores dessas localidades relataram a imprensa sobra a movimentação de objetos dentro das casas, além do estrondo causados pelos os sismos: “Forte estrondo foi ouvido e sentido em toda a localidade, minha esposa ficou assustada. A gente sentiu o abalo no chão e foi rápido, questão de segundo, porém deu para assustar” disse Francisco Alef de Araújo Gomes que  mora em Ubajara, Ceará.

Dados emitidos pela a estação de Pedro II (fonte: Rede Sismográfica)


O laboratório de sismologia informou ao Portal Rede 1 com exclusividade que a região epicentral do evento é de 20 quilômetros a oeste do município de Tianguá

Em agosto, a estação de Pedro II detectou tremores em pleno Oceano Atlântico, na costa nordestina brasileira.



Matéria atualizada em 15/10/2019 às 16:30

Imprimir