11/08/2019

Pedro II comemora os seus 165 anos de emancipação politica neste dia 11 de agosto

Pedro II comemora os seus 165 anos (créditos: Portal Rede 1)

A aconchegante cidade de Pedro II está comemorando neste dia 11 de agosto, os seus 165 anos de emancipação política.

Conhecida nacionalmente pelas as pedras preciosas da "opala", do rico artesanato e do casario colonial, a cidade tem ganhado notoriedade pela a realização do "Festival de Inverno" realizado há 16 anos consecutivos.

Com tudo isso, o município ainda sofre com a ausência e um planejamento de algumas obras estruturantes que daria uma melhor qualidade de vida e impulsionar o progresso.

O Portal Rede 1 passa a relacionar as 10 principais obras necessárias para a cidade de Pedro II. A ordem aqui mencionada não reflete a questão de prioridades ou relevância mais que outra:

1 - Construção do Açude Capivara - essa importante obra seria o barramento do Rio Capivara para a segurança hídrica e como fonte de abastecimento da zona urbana, além de fomentar as culturas de irrigação no sertão pedro-segundense.
2 - Anel viário - Consistiria de uma nova abertura de trafego, retirando a movimentação do trânsito do centro da cidade.
3 - Mercado do Produtor - O atual Terminal Rodoviário de Pedro II seria o entroncamento hortifruticultor, dando oportunidades de vendas da produção rural.
4 - Novo Terminal Rodoviário - um local de uma boa estética e com a quebra do monopólio de transportes de passageiros.
5 - Pavimentação asfáltica à Lapa - Acesso para uma da localidade importante para o turismo histórico da arqueologia.
6 - Estruturação de Parques - Parque Arqueológico da Lapa e o Parque Pirapora um local ambiental para o desfrute da comunidade, acompanhada com a demarcação das áreas de preservação ambiental desde das nascentes do Rio Corrente.
7 - Destinação correta dos resíduos sólidos - um conjunto de ações que visa a destinação dos resíduos sólidos, levando em questão não apenas a construção de aterro sanitário, mas todo o processo de reciclagem e o envolvimento da população com educação e  produção destes resíduos.
8 - Praça de Eventos para o Festival - O local onde é o atual lixão da Aroeira de 13 hectares, serviria para abriga uma praça de evento para o Festival de Inverno de Pedro II, com estruturação de acessos desde o centro da cidade até chegar ao local e passando pelo o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
9 - Centro de Convenções de Pedro II - na área do atual Clube 11 de Agosto, abrigaria Biblioteca pública Municipal, um teatro municipal e um auditório para o recebimento de 500 pessoas sentadas.
10 - Campus da Universidade - Pedro II não poderá mais ser uma cidade sem um uma universidade pública. O processo de implantação começaria com a recuperação do atual prédio Marechal Pires Ferreira e a construção de um prédio com laboratório e outros equipamentos para uma Instituição de Ensino Superior, que seja da UESPI ou da UFPI.

Outras ações não nomeadas também essencialmente para a população como o conjunto das medidas de segurança pública, o zoneamento da ocupação do solo, além de outras necessárias para uma cidade que tem 165 anos de existência administrativa.




Imprimir