02/12/2018

Porcos do Ceará estão proibidos de serem comercializados em Pedro II e nos demais 223 municípios piauienses

Escritório da ADAPI em Pedro II (créditos: Portal Rede 1)


A
 Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) proibiu a importação de suínos vivos ou de carne suína do Ceará para Piaui. A medida ocorre após uma infestação de peste suína clássica no estado vizinho, o que ocasiona riscos para a saúde do rebanho piauiense. A infestação foi confirmada pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

A peste foi confirmada no município de Forquilha (CE), em propriedade de criação familiar de subsistência, sem vínculos com estabelecimentos comerciais ou de reprodução de suínos. Segundo o Mapa, estão sendo adotados os procedimentos para eliminação do foco, com sacrifício e destruição dos suínos. 

Existe também uma informação do foco da peste em Crateús no vizinho estado do Ceará. A ADAPI em Pedro II está realizando visitas ás propriedades rurais do município de Pedro II que ficar na região vizinha ao estado do Ceará, para conscientizar os criadores e observar os animais.

A peste suína clássica é uma doença causada por um vírus, acometer suínos (porcos e javalis), altamente contagiosa e é caracterizada por febre alta, lesões avermelhada na pelo e alta mortalidade dos animais.

Campanha educativa



Uma campanha educativa chama a atenção para a proibição da comercialização dos suínos vindos do Ceará para o município de Domingos Mourão e quaisquer informações devem ser dirigidas ao escritório da ADAPI em Pedro II:









Nenhum comentário:

Postar um comentário