03/09/2018

Pedro II perde duas posições e passa a ser a 12º cidade mais populosa do Piauí

Pedro II perde duas posições e passa a ser a 12º cidade mais populosa do PiI
casario colonial de Pedro II (Portal Rede 1)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (29) as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2018. Estima-se que o Brasil tenha 208,5 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,82% entre 2017 e 2018.

No Piauí, foi possível saber a estimava de habitantes das cidades mais populosas. O infográfico do Portal Rede 1 demonstra a relação das 12 maiores cidades mais populosas em 2018 os números da estimativa feita há dez anos pelo o mesmo órgão.

Na relação, a cidade de Campo Maior perde a posição da 6ª maior cidade para Barras. As duas cidades ficam no norte do estado.

Outra curiosidade é o caso de Pedro II que em 2008 ocupava a relação das dez maiores cidades do Piauí. A Suíça Piauiense é vencida por Esperantina e José de Freitas. Pedro II ficou agora na 12ª posição (ver infográfico).

Pedro II perde duas posições e passa a ser a 12º cidade mais populosa do PI
Infográfico Portal Rede 1


As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e é referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e é o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.

O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.


A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) do último dia 29 de agosto.


Pedro II perde duas posições e passa a ser a 12º cidade mais populosa do PI
Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário