21/05/2018

Exclusivo: Três povoados de Pedro II poderão virar cidades

3 povoados de Pedro II poderão virar cidades
Povoado Palmeira dos Soares (créditos: arquivo Portal Rede 1)


A Câmara dos Deputados deverá analisar a partir da próxima terça-feira (22/05) o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 137/15 que regulamenta a criação de novos municípios. A matéria teve o regime de urgência aprovada no última dia 16 de maio e precisa do apoio de nu mínimo de 257 deputados federais.

Em todo o Brasil, são 5.570 municípios existentes e no estado do Piauí conta com o número de 224 municípios.

Na Assembleia Legislativa do Piauí já tem 80 propostas de emancipações de povoados. Na relação, existe 9 municípios que emanciparia três povoados cada uma. São elas: Barras, Pedro II, Miguel Alves, Buriti do Lopes, Batalha, Picos, Jaicós, Joaquim Pires e São Francisco do Piauí. Já os outros municípios aparecem na lista com um ou dois pedidos de povoados para emancipação.  

3 povoados de Pedro II poderão virar cidades
Povoado Lapa (créditos: arquivos Portal Rede 1)

No caso de Pedro II, os três pedidos de emancipações de povoados, são:

O povoado Palmeira dos Soares, situado na área noroeste de Pedro II, teria no seu território importantes comunidades como Roça Velha, Gado Bravo, Jenipapeiro, Caldeirão dos Carlos, Formiga, dentre outros. É nessa região que tem os olhos d’águas e nascentes que formam o curso do riacho Caldeirão. Todos os indicativos dão conta que o limite natural com Pedro II será o Rio dos Matos.

O povoado Lagoa do Sucurujú, situado na parte sudoeste do município de Pedro II, teria no seu território, importantes comunidades como: Ingazeira, Perua, Cachimbos, Olho D’água dos Alexandrinos, Vitória, Cipó de Baixo e Cipó de Cima, Lajedo, Tamboril e os Assentamentos Paraiso e Mato Verde. A incógnita é saber se para qual município será a localidade Roça dos Pereiras, onde estão localizadas as minas de opalas.

O povoado Lapa ganharia a denominação “Lapa do Piauí”;  fica na região do sertão de Pedro II e teria grande extensão, entretanto, sem densidade populacional com território limítrofes com o estado do Ceará. Abrangeria as localidades: Tucuns dos Donatos, Vale do São Francisco, Esperança, São Vicente, Tapera dos Vital, Tucuns dos Bragas e  possivelmente teria o Rio Capivara como limite natural com Pedro II.

Conforme as novas regras, o plebiscito terá que consultar tanto as populações dos novos municípios, como também a população do município-mãe.


3 povoados de Pedro II poderão virar cidades
Publicidade

Um comentário: