17/02/2018

Pedro II: Horto Florestal está abandonado e corre o risco de desaparecer

Sede do Horto Florestal de Pedro II totalmente depredado (créditos: Portal Rede 1)

Na última quarta-feira (14) uma comitiva formada por integrantes do “SOS Rio Corrente” e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção Piripiri) estiveram no Horto Florestal de Pedro II, que fica localizada no bairro Boa Esperança.

O antigo Posto de Fomento Florestal (POFOM) está totalmente abandonado e servindo de pontos para usuários de entorpecentes. Com portões arrebentados e cercas antigas, a casa de apoio está totalmente destruída. Um poço e o espaço que deveriam ser destinados à produção de mudas de árvores (frutíferas e de fins paisagísticos) estão sem nenhuma utilidade.

O local pertence ao IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. No ano passado houve especulações de que o IBAMA estava demonstrando interesse em vender a área para a iniciativa privada e o Horto Florestal poderia deixar de existir. A Prefeitura de Pedro II anunciou também em 2017, que iria administrar a área, mais nunca efetivou o convênio formalmente.

Horto Florestal de Pedro II está abandonado e depredado
Depredação da sede do Horto Florestal de Pedro II (créditos: Portal Rede 1)

A professora Daniele Nascimento lamentou que uma área importante estivesse abandonada. “O Horto Florestal poderia servir de local para as escolas promoverem atividades de educação ambiental, poderia ser usado como  parque de lazer para os que gostam da natureza, mas, o que observamos aqui é o abandono, infelizmente”, critica a educadora.

Até o final da década de 1990, haviam ações educativas e produção de mudas por meio da “Fundação Centro Ecológico Pirapora” que é uma Organização Não-Governamental. Desde então, o local não possui funcionalidade efetiva. Dez anos depois, a Prefeitura chegou a instalar a sede  da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no local, mas não desenvolveu posteriores atividades.

O Presidente da OAB Subseção Piripiri, Dr. Mauro Junior informou que pretende, integrando juntamente com a Associação de Defesa da Cidadania, solicitar das autoridades a utilização da área do Horto Florestal, onde a mesma é uma propriedade pública federal que está sem nenhuma finalidade.


Horto Florestal de Pedro II está abandonado e depredado
Depredação do Horto Florestal de Pedro II (créditos: Portal Rede 1)

Horto Florestal de Pedro II está abandonado e depredado
Descaso e abandono do Horto Florestal de Pedro II (créditos: Portal Rede 1)


Horto Florestal de Pedro II está abandonado e depredado
Abandono do Horto Florestal de Pedro II (créditos: Portal Rede 1)

Os Hortos Florestais são áreas criadas pelo o Governo Federal próximo aos centros urbanos. O Horto de Pedro II é uma área de cinco hectares, com existência de árvores e está situado estrategicamente no acesso ao olho D’água Buritizinho, importante local a ser preservado.

Horto Florestal de Pedro II está abandonado e depredado
Local onde deveriam está servindo para a produção de mudas de árvores (créditos: Portal Rede 1)










Mais fotos da atual situação do Horto Florestal de Pedro II na Fanpage do Portal Rede 1 (clique aqui).





Nenhum comentário:

Postar um comentário