24/01/2018

Bombeamento de água por energia solar é demonstrada em Pedro II

Demonstração de bombeamento de água é apresentado em Pedro II
Exposição de placas solares com bombeamento (créditos: Portal Rede 1)

Foi realizada na manhã desta terça-feira (23) em Pedro II, uma demonstração do sistema de energia solar para bombeamento de água nas pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

A exposição teórica do sistema foi realizada nas dependências da Câmara Municipal de Pedro II pelos sócios-proprietários da Empresa Energia em Movimento – EMOVE.

Os técnicos Ricardo Silva e Cicero Ferreira tiraram as duvidas das pessoas que compareceram na exposição que eram compostas de alguns vereadores, técnico em agropecuárias, representantes de agência bancaria, do sindicato dos trabalhadores rurais, pequenos produtores e populares.

Conforme explicação dos técnicos, a durabilidade de todo o equipamento é de trinta anos e o retorno de investimento é feito em três anos. A manutenção dos equipamentos é de simples limpeza dos painéis solares.

Na área externa, foi montado o demonstrativo do funcionamento do sistema, onde o bombeamento é totalmente automatizado através de um aplicativo de celular, fazendo o controle com sensores de pressão e de nível da água.

Uma bomba com três placas de 95 watts com o kit de irrigação sairá com o preço de quinze mil reais. A bomba tem capacidade de fornecer de três a 30 mil litros d’água.


A atividade demonstrativa foi uma iniciativa do escritório local do EMATER em Pedro II, que também contribuirá na identificação dos interessados nas propriedades rurais, pois existem linhas de créditos aos agricultores familiares do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar) para a aquisição de sistemas de energias renováveis como a solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário